segunda-feira, 22 de abril de 2013

História da música

 
 

Gente boa estou aqui pra falar um pouco sobre um dos muitos meios da arte, vou falar da origem da música. Afinal quem não escuta música? Não importa a idade, o gosto musical, as letras, todos ouvimos música e então porque não lhes relatar em um pequeno resumo sobre a origem dos belos acordes e batidas? Então, boa leitura galera.
                   
Os diversos gêneros musicais tocados nestes novos tempos, os considerados “tempos modernos”, são variados até mesmo dentro de um gênero apenas, como por exemplo, no rock há uma variedade de vertentes como “Punk Rock; Heavy Metal; Hard Rock; Rock Gótico”, e entre outras.


Saber exatamente quando nasceu à música é impossível, pois as primeiras manifestações musicais não deixaram vestígios, sendo assim nem a maioria dos estudiosos tentam descobrir, enquanto que o restante dos estudiosos se baseia nos conhecimentos que possuem sobre a vida humana na pré-história e preenchem as lacunas com sua imaginação, mas de fato não há hipóteses que provem com exatidão quando os primitivos começaram a fazer arte com os sons. Para os primitivos a música era algo religioso e juntamente com a dança formavam um ritual de agradecimento ao Desconhecido pela fertilidade da terra e do homem e pela abundância da caça.



No ano de 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente a história da música erudita europeia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não europeia e finalmente da música pré-histórica.”.


Assim como existe uma grande diversidade em relação a cultura e espaço no mundo, na música também há diversas maneiras de contar sua história, pois podemos falar da música ocidental, mas bem no meio já será puxado para a música erudita ocidental ou história da música no Brasil e assim sucessivamente.




Mas devemos agradecer aos nossos ancestrais, aos homens das cavernas, pois se não tivessem experimentado sons através de palmas, pulos, soluços, arrotos e outros sons, jamais teríamos nossa música moderna, e a música vem de origens pré-históricas, africanas, Americanas, Brasileiras, Asiáticas, Europeias, Ocidentais e etc.






Nenhum comentário:

Postar um comentário