segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dia Internacional da Dança


 Já reparou o que você faz quando ganha um presente que tanto queria, ou seu time faz um gol, ou então recebe uma notícia que deixa você muito feliz? Acredito que deve pular, gritar de alegria não é? Sabe por que faz isso?! Porque está obedecendo a um ritmo interno, e seu corpo se movimenta para expressar esse sentimento. Assim surgiu a dança: pela necessidade de o homem pôr para fora suas emoções. Antes de procurar se comunicar com palavras as pessoas já se expressavam com movimentos corporais, por isso a dança é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa, pois quem dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo.


E hoje, dia 29 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Dança, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. É uma data nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil e principalmente no Amapá nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo, para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos). E por coincidência, entre os brasileiros, a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em São Paulo no ano de 1971.


O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Algum dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Dançar vai muito além de “dois passinhos para lá, dois passinhos para cá”, dançar é expressar através de movimentos, de gestos, o que você está sentindo. Dançar não é só corpo, é alma, coração, é contagiar, é doçura no olhar, é sentir a música e emocionar-se. Não tem o ditado que diz: “Quem canta os males espanta”? Pois bem, eu acredito que além da música, dançar também espanta todo e qualquer mal. 


 No dia de hoje quero parabenizar a todos aqueles que vivem da dança profissionalmente ou não, a todos que têm a dança como um hobby, pode ser até dançando em um barzinho com os amigos, e dance, cante, pule, grite, libere suas emoções, VIVA, não só hoje que é o dia da dança, mas todos os dias. Afinal não precisa ser nenhum bailarino profissional da Rússia para sentir a alegria que a dança trás a nossa vida.





Um comentário:

  1. Linda matéria, bastante criativa. Dá vontade de levantar da cadeira e sair bailando por aí parabéns!

    ResponderExcluir