quarta-feira, 24 de abril de 2013

Banda Profetika

 
 
Quem nunca pirou ao som de Profetika?  Eu, Bianca Oliveira, já pirei demais, cada música transmite uma mensagem especial, faz com as pessoas pensem sobre a atual sociedade em que vivemos. Bom para quem não sabe, a Profetika é uma banda de Thrash Metal (o Thrash é uma fusão entre o hardcore e o heavy metal com alguns elementos de punk também) formada em maio de 2008 na cidade de Macapá – AP, e tem como principais influências bandas como Slayer, Metallica e Lamb of God. Conta com cinco integrantes: Michel Lawrence (vocal), Felippe Keleb (baixo), Jaime Lopes, Sergiomar Jr. (ambos tocam guitarra) e Tato Silva (bateria). Tato Silva atuou como free-lancer ao lado de Soraya Moraes (vencedora do Grammy Latino 2008 em três categorias).
Vocês sabem por que a banda se chama “Profetika”?! Ao contrário do que algumas pessoas pensam a banda não tem pretensão de passar nenhuma mensagem religiosa, o nome é baseado no sentido de levar uma mensagem sobre coisas que irão acontecer em uma sociedade que não se preocupa com seu futuro e segue destruindo-a com a marginalidade, corrupção, poluição, guerras, fome e dor, uma espécie de “profecía”, por isso a banda se preocupa em compor letras que tragam reflexão sobre o mundo em que vivemos.
 
 
A Banda Profetika já tem gravado dois EPs (que é uma espécie de CD, só que com uma quantidade menor de músicas) cada um contêm cinco músicas, um com o próprio nome da banda lançado em 2008 e o outro “Serial Killer” em 2010, os dois foram gravados e produzidos de forma independente e com recursos próprios no estúdio Poliphonic Records. E em 2011 teve uma de suas músicas “Serial Killer” escolhida pelo site Metal Land para fazer parte da coletânea virtual “KINGDOM OF METAL LAND VOL. 2” e com isso várias pessoas de todo o Brasil tiveram acesso ao som que a banda faz, o que foi ótimo para divulgar a música dessa galera.

A banda é um dos membros fundadores da ACIAP (Associação de Cultura Independente do Amapá), associação essa que através do Coletivo Palafita, que é interligado ao Circuito Fora do Eixo, vem contribuindo significativamente para o crescimento da cena independente local (através de workshops, mostras, eventos de médio e grande porte com a participação de nomes reconhecidos nacionalmente e internacionalmente)  e também participa do Movimento Liberdade ao Rock.
Profeitka já se apresentou em eventos como:
• Christian Metal Force 2010
• Festival Quebramar de Música Independente 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 dividindo o palco com bandas como: Ratos de Porão, Mukeka di Rato, Pepeu Gomes, O Teatro Mágico, Torture Squad e recentemente abriu o show de uma das maiores bandas de metal do Brasil o Korzus;
 
• Grito Rock Macapá 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 dividindo palco com a banda Delinquentes, dentre outras..
• Grito Rock Mazagão 2011
• Grito Rock Boa Vista-RR 2010 onde foi head line da programação;
• Expo-feira Agropecuária do Amapá 2009;
• Ensaio Aberto Ná Figueiredo-PA 2010;
• Altar Underground-PA 2010;
• Pillar Underground 2010 e 2011;
• Caverna Club-PA 2010;
• Riferanna HCMetalfest 2010 abrindo o show da banda Puritan-ES;
• Abertura do Show do Grupo Apocalipse 16 em 2010;
• Programa O Troco na TV em 2011;
• Dia mundial do Rock 2012;
• Programa Batendo Lata em 2013
E no ano passado, de maio até setembro, os integrantes tinham decido parar de tocar, mas a saudade falou mais alto e eles voltaram (para a alegria de todo o seu público que é fiel e segue a banda em quase todos os eventos que a mesma toca). E já que eles voltaram, esse ano estão com vários projetos, estão finalizando a gravação de uma nova musica e depois irão gravar um clipe, além de várias apresentações que estão programadas para o ano todo. Isso aí é um pouco da história de uma das bandas mais influentes do estado, quem nunca ouviu ou não conhecia fique ligado nas próximas apresentações que promete fazer qualquer um virar “super fã” da banda.
 
 

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria, pode crer. Só não vou falar da banda pq sou suspeito..hehe.. valeu toda galera que gosta do trabalho da Profetika. abraçs. Jaime Lopes

    ResponderExcluir