quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Nascida com o dom: Vanessa Rafaelly


Vanessa Rafaelly é uma paraense de 28 anos, cantora lírica e popular, que vem se destacando na cena amapaense não apenas por cantar Heavy Metal, mas por usar a música como veículo de expressão da palavra de Deus.

A cantora iniciou sua carreira musical aos 12 anos de idade. Vanessa estudou música na Escola de musica da UFPA, na Escola de musica Belas artes e na Escola de musica Walkyria Lima a modalidade de canto lírico. Suas influências de estilo vão de Heavy Metal, Musica erudita, Jazz e Blues, busca influência nas bandas Manowar, After forever, HB, Slayer, Kreator, Nightwish, Iron Maiden, Black Sabbath, Rob Rock e tem como referências vocais Floor Jansen, Tarja Turunen, Rene fleming, Montserrat Caballé, Chris Barners e Tom Araya. Enquanto morava em Curitiba-PR fez trabalhos em algumas operas como La traviata, Turandot, Madame Butterfly, Carmem. Faz parte da orquestra Amapaense Primavera como solista sobre regência do Maestro italiano Carmelo Marino.


Começou a cantar heavy metal aos 15 anos de idade na banda Styggia em Belém do PA onde fazia cover das bandas: Manowar, Led Zepellin, Black Sabbath e Iron Maiden. Logo depois se mudou para o Amapá e ingressou na banda Templarios de Metal Melódico e logo em seguida entrou na banda Gladiator de Heavy Metal Tradicional. Cantou também nas bandas The Last Evanfall – Curitiba – PR de Heavy Gothic Metal onde gravou o CD Meaning of life e na banda Seed Falls-Macapá de Heavy/Thrash Metal onde gravou o CD Kamu cuja música de mesmo nome recentemente foi à única produção brasileira a fazer parte de uma coletânea internacional CYBER10 Metal Storm Female Fronted Metal.


Atualmente a cantora está à frente da banda de Heavy Metal Cristão Mysterial ao lado dos músicos Jaasias Souza (baixo), Iohanes Nascimento (guitarra), Thiago Dantas (guitarra) e Wesley Prata (bateria), que vem se destacando por usar a música como fonte de glorificação a Deus, sem qualquer influência religiosa. A banda que continua trabalhando em suas produções autorais se prepara para uma turnê internacional na metade do ano, além de continuar se apresentando nos palcos amapaenses, sendo sempre destaque do Movimento Cultural Liberdade ao Rock.

Mysterial

Além disso, Vanessa Rafaelly iniciou no fim do ano passado ao lado dos amigos Gabriel Dias da Silva e Vanessa Amaro um trabalho que visa buscar os jovens para mais perto de Deus, o projeto intitulado Célula Underground tenta reunir aquelas pessoas que normalmente a religião que deveria acolher, discrimina e sempre usando a música como principal fonte de adoração. Sem dúvidas Vanessa Rafaelly é uma pessoa que possui o dom de levar a palavra do criador aos lugares aonde a igreja não quer chegar, através de sua bela voz e sua música.

Célula Underground