sexta-feira, 22 de março de 2013

Animes no Amapá: Como Tudo Começou – Parte 1


Em convenções de Jornada Nas Estrelas e RPG, no final da década de 1980, já se encontravam fãs fantasiados de seus personagens favoritos. Todavia, tal caracterização não era ainda conhecida como cosplay (que é a abreviação de costume play (costume = fantasia e play = atuar) ou ainda costume roleplay, ambos do inglês. Cosplayers, a denominação para quem faz cosplay, são pessoas que se caracterizam como um personagem de algum livro, mangá, jogo ou filme que queiram homenagear), pois o termo, na época, ainda começava a se difundir no Japão. O ato de se fantasiar não era visto como um passatempo por seus praticantes, manifestando-se nas convenções apenas como um elemento de expressão dos fãs. No final da década de 1990, com a popularidade do anime Cavaleiros do Zodíaco, surgiram às primeiras convenções de anime e mangá no país, fazendo assim essa atividade ressurgir, com nome, características próprias e os concursos. Por exemplo: Anime Friends, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos, é o maior concurso de cosplay do Brasil (em 2007 mais de 1.200 concorrentes inscreveram-se em seis categorias) e Anime Dreams, o segundo maior, com mais de 800 inscritos em um só evento.


 Aqui no Amapá não foi diferente, porém as manifestações começaram um pouco tarde, em abril de 1999 surgiu à primeira "experiência" relacionada a essa cultura, o evento denominado de EXCALIBUR era um misto de quadrinhos e RPGs (Role-playing game), com exibições de filmes de heróis em versão animada e alguns animes, tudo em VHS (Vídeo Home System). Em maio do ano 2000, um grupo de jovens resolveu criar o famoso e divisor de águas MAJA (Mostra de animação Japonesa no Amapá,) no centro de convenções Azevedo picanço, e foi um evento voltado a exibições. Uma tarde inteira passando clássicos como: Túmulo dos vagalumes, Dragon Ball Z, entre outros, foram dois dias de evento e no final do segundo dia teve uma competição cosplay. Uma segunda edição em 2001 foi realizada novamente focada em uma exibição, afinal, era o que os eventos poderiam oferecer de melhor naquele tempo e novamente as compilações de fitas VHS. Devido alguns desentendimentos por parte dos organizadores, e também por alguns integrantes e coordenadores da equipe de produção do evento terem que se afastar, o evento ficou apenas nessas duas edições. Alguns acreditam que este foi o melhor evento voltado a essa pratica já feito aqui no estado.

 

 Após isso foram aproximadamente dois anos e meio sem práticas do tipo, sem eventos focados nem a quadrinhos, nem a exibições animes muito menos a cosplayers. Mas em 2004 alguns participantes dos concursos cosplay dos anos anteriores, Glauber Rocha, Rone Cleiton, Igor Soares e Renan Gomes, ainda tinham um auxilio extra do irmão de Renan, Ronan Gomes, e também de Mauricio Quintas, resolveram criar um grupo, denominado MAROGOLORO, basicamente para trocar ideias sobre a cultura japonesa e principalmente os animes. O grupo então resolver "relembrar" os bons tempos de MAJA, voltando a fazer exibições de animes e seriados japoneses em tardes na escola de idiomas PBF. Em meados de 2004 novas exibições foram sendo montadas, agora juntando videogames, jogos de RPG e demais jogos de tabuleiro também, levando a exibição a outro lugar, o SESC que apoiou a ideia, e juntos lançaram o projeto Cine Anime.


 O Grupo Marogoloro, juntamente com a iniciativa do SESC, teve a ideia de criar o Amapanime (Amapá + Anime). E em janeiro de 2005 surgia o Amapanime 2005 "Da reflexão a imaginação", o sucesso foi tanto que mal acabaram os dois dias de programação e o SESC solicitou para que fosse realizado um novo evento. Após um ano, novamente no mês de janeiro, foi realizado o Amapanime 2006 "Amigos", o numero de público quase triplicou, ouve uma singela homenagem aos cosplayers e a premiação foi melhorando dentro do concurso cosplay, ao menos já tinha o troféu pra guardar de recordação. Foi no ano de 2006 que a prática cosplay ganhou mais força, foi montado até um ateliê cosplay dentro do evento e começaram a se solidificar lojas especializadas, como a ANIME CLUB DVD’s.

Em 2007 surgiu o Anime Ao Extremo, sua primeira edição foi realizado no Cine Imperator onde nos altos funcionava a parte de interação do evento (contendo fliperamas, venda de dvds, acessórios e também oficinas de desenho) e nas salas de exibições do próprio cinema eram exibidos animes e séries. No mês de fevereiro ainda teve o Amapanime 2007, que foi a tentativa de apressar demais o "crescimento" do evento, não foi um evento tão dinâmico, pois nem todos os membros do Marogoloro estavam tão ativos, aconteceu no SESC. Neste mesmo ano o Grupo Koromodachi ganha destaque e cria vínculos diretos com o Grupo Marogoloro, e resolve promover uma edição extra do Amapanime, denominada Prévia Amapanime 2008, realizado na Escola de Artes Candido Portinari em outubro, foi apenas um “esquenta” para o ano seguinte.


No ano seguinte teve o Amapanime 2008 "Ano do rato, Família e recomeço", titulo engraçado por causa das consequências que o evento iria gerar, o evento superou o esperado, teve gincanas muito mais divertidas e até um Futebol cosplay, sendo o momento hilário do evento. Assim foi fomentada a vontade de conseguir vagas de circuitos nacionais de cosplayers, tentando assim inserir o Amapanime no circuito nacional dos grandes eventos. E em 2008, parte do Marogoloro saiu de cena sobrando apenas Igor Soares e Renan Gomes, o próprio grupo Marogoloro divulgou que o intuito do Amapanime era justamente o de gerar novos eventos para fomentar a cena da cultura pop japonesa no estado (e tinham feito isso muito bem, pois tinha surgido o Anime ao extremo que já estava prontificando a segunda edição e mais uma festa voltada a massa cosplay denominada de COSPLAY FEST). Então com o Marogoloro desfeito os membros que restaram não abririam mão do evento que estava dando certo nesse meio tempo, aconteceu a segunda edição do Anime Ao Extremo, agora tendo local de realização, o Teatro das Bacabeiras, com o principal atrativo, tirando o concurso cosplay é claro, a presença VIP do dublador Élcio Sodré (dublador do personagem Shryu de Dragão no anime Cavaleiros do Zodíaco, fez o Saide durante a primeira temporada de LOSTE, dublou o Borat no filme de mesmo nome, entre tantos outros personagens famosos). Impulsionados pelo ano de sucesso, no mês de outubro aconteceu uma edição extra do Anime Ao Extremo, chamada de Anime Ao Extremo Z (o “Z” em homenagem ao tão famoso anime Dragon Ball Z) um evento de um dia apenas, realizado no espaço do antigo Sassas. E em novembro de 2008 iniciou-se um dos mais promissores eventos com a marca Amapanime no nome, o Amapanime K.O, aconteceu no Yázigi, um projeto experimental de um dia que deu muito certo.

Em junho de 2009 acontecera o Amapanime 2009 "Cultura & Inovação, Animação & Diversão” tendo como presença ilustre uma dupla de cosplay bastante conhecida nacionalmente, Thais Jussim (ou Thais Yuki) e Marcelo Fernades (Marcelo Vingaard), eles tinham recentemente feito historia conquistando o circuito WCS tornando-se campeões mundiais. A dupla ministrou dois dias de oficinas justamente para acrescentar mais técnicas de maquiagens, além de uma oficina de interpretação. Isso foi o grande diferencial para o evento, foi o divisor de águas para a prática cosplay aqui no estado, muitos que nem se quer conheciam o que era se interessaram, e hoje em dia estão atuantes nesse meio, e chegando até a elaborar espetáculos teatrais focados em interpretações de animes famosos. No mesmo ano acontecera mais um Anime ao Extremo 3, novamente no teatro, este teve um personagem digamos que central em toda história, não foi nenhuma atração vinda de fora ou algo assim, foi uma réplica do robô gigante do seriado japonês JASPIO, o Robô DAILEON, com mais de 4 metros de altura, estava em posição estratégica em frente ao teatro o que atraia a atenção de vários curiosos. Esse foi o principal diferencial de tudo neste evento, chamou a atenção de muitos curiosos que no mínimo subiam as escadarias do teatro e tiravam fotos do lado da maquete do robô. Em 2009 ainda teve o Amapanime K.O "Round 2", que abraçou a campanha filantrópica e arrecadou brinquedos e alimentos para depois serem ofertados através da tribo solidaria as famílias carentes de diversas localidades do estado, fechando assim o ciclo da etapa 2009 do calendário de eventos. O Anime Ao Extremo e o Amapanime se tornaram eventos “irmãos”, pois sempre promoviam coisas em conjunto.

Continua...

7 comentários:

  1. Muito bacana a matéria, parabéns ^^.
    é bom ver o quanto os eventos melhoraram sem perder o objetivo principal, que é a diversão e o entretenimento dos fãs da cultura japonesa no Amapá.

    ResponderExcluir
  2. *sofrendo porque o Élcio Sodré veio aqui e eu não tava no evento* Q
    E ótima matéria mesmo, parabéns. Quero ver a segunda parte :3

    ResponderExcluir
  3. Meu pai, mais estar MUITO completa essa materia, estar mais para um 'dossie', parabéns a tal Bianca Oliveira, e o Gabriel Dias, nota dez.

    ResponderExcluir
  4. Linda matéria, obrigada pelo enfoque no cosplay, que é uma arte que merece ser divulgada no estado. Parabéns Bianca ^^

    ResponderExcluir
  5. rsrsrs.. eu e a Digiane(Shunly), vencemos um campeonato de cosplay no Amapanime... não me lembro se foi em 2005 ou 2006 (ou quem sabe, 2007, sou péssima de memória))... rsrs... era bem bacana mesmo!! esta matéria me fez sentir saudades! rs... aí na 3ª foto, eu apareço, vestida de queen beryl, kkkk....

    ResponderExcluir